quinta-feira, 31 de março de 2011

AVALIAÇÃO NO CURSO DE GEOPROCESSAMENTO A DISTÂNCIA NA PUC-MINAS

Estamos na reta final do Curso de Pós-graduação em Geoprocessamento na PUC-MINAS Virtual,
minha intenção com este post é destacar os pontos fortes e fracos do Curso.
Em primeiro lugar, vale muito fazer o curso, não que seja o melhor curso do mundo, porem a qualidade da ementa é fundamental para o sucesso do curso, pois trabalha com situações atuais como desenvolvimento de Banco de dados geográficos e aplicação do Postgree e GeoWEB com Api do Google Maps.
Outro grande atrativo é o uso do GvSig, software gratuito de SIG em duas disciplinas do Curso. No meu entendimento o ponto fraco do curso são as reuniões on-line, acredito que uma solução como WEBINAR seria melhor para essas reuniões,que em alguns casos os alunos não conseguem participar das reuniões e o tempo para desenvolvimento dos exercícios. Em alguns casos são passados tutoriais para elaboração porem não são suficientes para atender o aluno.No final de tudo, recomendo o curso para todos e esperem a próxima turma.
Para Saber+:
PUC MINAS VIRTUAL
http://www.pucminas.br/virtual/destaques.php?&pagina=3501

terça-feira, 22 de março de 2011

1°Seminário sobre Mobilidade Urbana Sustentável de Niterói

Acontece dias 14, 15 e 16 em Niterói o o primeiro evento sobre mobilidade urbana em Niterói, Rio de Janeiro. O evento está aberto à profissionais ligados a área, administração Pública e sociedade Civil, tendo como objetivo a exposição de temas atuais voltados para a Mobilidade Urbana Sustentável, e abrindo a discussão juntos aos palestrantes.



Local: La Salle - Institutos Superiores
Rua Gastão Gonçalves,79/ 3°andar - Santa Rosa - Niterói - RJ
Data : 14/4 (Quinta) e 15/4 (Sexta) das 18h às 22h e
16/4 (Sabado) às 14h

Inscrições podem ser feitas via Internet, pelo site http://www.nitbikers.com.br/ ou na sede da NITTRANS, praça Fonseca Ramos, s/n° - Centro 7°andar - Setor de Planejamento (Sr.°Antonio), no período de 10/03 a 08/04 das 9h às 18h.


sábado, 19 de março de 2011

Reengenharia - Documentar e organizar

Estou em uma fase de organizar a Documentação que está no arquivo da área tecnica de Geoprocessamento do Departamento de Patrimônio, esse empenho se deve a quantidade de material que nunca é utlizado e manuseado por ninguem,então o que está fazendo ali? Poderia ser jogado fora ou teria alguma utilidade?

Alguns de vocês devem ter ouvido falar em Reengenharia. A primeira vez que escutei falar nesta palavra foi quando meu irmão trabalhava na Xerox do Brasil, empresa que utlizou a reengenharia em seus processos.

 A Reengenharia é uma mudança de filosofia administrativa nas empresas foi usada pelas consultorias no Brasil como regra esquecer o antigo e começar do zero, recriando metodologias e novas maneiras de atingir metas.Muitas empresa cairam nessa filosofia e mandaram muitos trabalhadores embora e jogaram desenhos e mapas fora, inclusive FURNAS. Resultado muitos dos desenhos guardados como estes arquivos do meu Telos( marca de um grande arquivo deslizante)  se tornaram únicos e neste caso enviei o material para o Arquivo técnico da empresa para fazer uma seleção criteriosa e identificar o que já está arquivado e o que não foi.
Mapas e desenhos devem ser digitalizados e guardados em sistemas de GED ( Gerenciamento Eletronico de Documentos) e desta maneira FURNAS trabalha.

A próxima etapa será organizar o legado de CDs e DVDs que o departamento tem na área técnica, essas mídias não são eternas e os arquivos guardados podem se perder facilmente, o que muitos estão fazendo é guardar em dois servidores em lugares totalmente diferentes essas informações, por motivos de incêndio atingir apenas um dos locais.

Outro fato que percebo é criar metodologias que sejam utilizadas no dia a dia, por exemplo quando alguem entregar um DVD para você o que fazer? Vejo a importância de não virar um robô com regras e normas, porem ter parâmetros de se organizar, será que estou fazendo reengenharia?
O que acham? Deixem o seu comentário....

Para Saber+:
Winkipedia - Reengenharia
http://pt.wikipedia.org/wiki/Reengenharia
Winkipedia - GED
http://pt.wikipedia.org/wiki/GED

terça-feira, 15 de março de 2011

APAGAR PROJEÇÃO NO ARCGIS 10

Tive problemas com projeções em algumas imagens e resolvi apagando a projeção do shapefile, aparentemente seria apenas apagar o a extenção PRJ do shapefile correspondente, porem não é tão fácil assim. Mesmo apagando, continua setado a projeção abrindo o propriedade do shp, então como se faz?
Somente no arc catalog você consegue apagar, segue um tutorial. E deixem seus comentários...
Problemas de projeções com Imagem.

1. Abrir o Arc Catalog

2. Procurar o diretório onde se encontram as imagens, observação não altera estando no DVD.

3. Botão direito no arquivo.

4. Propriedades no botão direito

5. Raster dataset Properties

6. No Campo Property – Spatial Reference

7 . Edit

8. Clicar em clear e apagará a referência espacial do arquivo.

Fazer isso em todas as imagens enviadas.

sexta-feira, 11 de março de 2011

IV ENCONTRO DE USUÁRIOS ESRI ENERGIA 2011

Já estive presente em outros eventos de usuários da Esri, e posso afirmar que é uma excelente oportunidade de conhecer pessoas que fazem geoprocessamento no setor elétrico, a minha maior reivindicação neste evento foi sempre aumentar a quantidade de cases na área de geração pouco explorado. Fora isso é um evento que permite troca de experiências na área de energia e por si um bom motivo para não perder.

IV ENCONTRO DE USUÁRIOS ESRI ENERGIA 2011
Data: 12 e 13 de Abril • Local: Bourbon Convention Ibirapuera - Avenida Ibirapuera, 2927, São Paulo – SP

Para Saber + e inscrições  :
http://www.img.com.br/utilities/energia2011/

sábado, 5 de março de 2011

ARCGIS10 - CURSO

Esta semana fiz o curso de Arcgis 10 com a Instrutora Iara na Empresa Imagem Rio de Janeiro, Modulo I e II, para alguns amigos não precisava, minha opinião depois do curso é de como precisava dessa reciclagem, o que mais gostei foi da incorporação do ArcCatalog dentro do ArcMap, com abas laterais facilitando a consulta e entrada de dados. A vontade que dá, depois do curso é nunca mais deixar de trabalhar com Geodatabase e esquecer o Shapefile. Conversei com o pessoal da Imagem sobre a insistencia do usuário usar o Shapefile em vez de assumir o geodatabase, me coloco incluso nesse bloco, argumentei que deve ser em função de duas coisa, uma conversão para outros formatos e a outra a visualização no explorer do windows ser diferente.
Sobre a primeira fiquei de procurar um conversor, se souberem deixem no comentário. O curso me estimulou a estar preparado para o projeto que iremos tocar na área de Patrimonio com arcgis em FURNAS. Em breve falarei mais sobre o projeto e o seu desenvolvimento...
Sobre o ARCGIS 10 deixem seus comentários...

Para Saber +:
AcademiaGIS
http://www.academiagis.com.br/site/
Imagem
http://www.img.com.br/