terça-feira, 27 de outubro de 2015

ESTAMOS COMEÇANDO A CONVERSAR POR IMAGENS E NÃO PERCEBEMOS ISSO....

Um selfie, um almoço, um Jantar, um brinquedo são algumas das fotos que fazemos todos os dias, não é preciso nem legenda às vezes para dizermos o que estamos fazendo, usando, comendo e as vezes sentido (fotos de gargalhadas).
Outro mecanismos são os Emotions ou Emoticons que dizem através de rostos o que estamos sentindo, essa evolução faz a fotografia e as imagens terem mais valor agregado e de certa forma eliminamos a escrita.
Isso acontece por reconhecer na imagem significado mais real do que na escrita, essa afirmação vem cada dia se tornando mais real, se isso é bom ou ruim só o tempo vai dizer...



Para Saber +: http://plugcitarios.com/2015/05/25/a-linguagem-dos-emoticons/ 

quinta-feira, 1 de outubro de 2015

ESTUDOS AMBIENTAIS - TERMO DE REFERÊNCIA E CONTRATO

Prezados,

Quando resolvi trabalhar novamente no Meio Ambiente de uma grande empresa do setor elétrico, algumas coisas haviam mudado no Departamento desde minha saída, na volta, ficava difícil definir o que havia mudado, pois o tempo ao mesmo tempo que é nosso inimigo neste caso passa ser nosso aliado, conceber uma opinião em um prazo curto é complicado.

Os primeiros caminhos foi entender novamente da elaboração de contratos de serviços de geoprocessamento, e perceber que os contratos são importantes instrumentos de controle e qualidade, fato que viabiliza um trabalho de qualidade ou transforma um grande projeto em um trabalho ruim

Contratos não são coisas interessantes de se fazer, não temos dentro de nossa formação, elaboração de Termos de Referencia, contratos e cia...então absorver qualidade neste instrumento é complicado e de longa duração, os erros acontecem e devem ser ratificados em contratos posteriores, padrões devem ser consolidados a fim de permitir sempre trabalhos de qualidade similar.

A cobrança deve ser eficiente para não permitir distorções no conteúdo e na prática da elaboração do trabalho. Costumo dizer que contrato perfeito não existe, porem é possível contornar possíveis erros de ambas as partes e isso ocorreu várias vezes. Esse intendimento do que está no papel e o que na prática se deseja e se espera por vezes depende do relacionamento do contratante e do contratado.

Fiz várias amizades nesta troca e apreendi muito com esses trabalhos.

Quando não está acontecendo é importante reuniões que revisem o problema e aponte soluções, por vezes foi necessário glosar pagamentos em virtude de não cumprimento contratual e por vezes a simples correção mediante solicitação foi suficiente para a finalização dos trabalhos.

segunda-feira, 10 de agosto de 2015

DRONES E MEIO AMBIENTE

O Mundogeo está organizando um workshop  DroneShow 2015, nos dias 28 e 29 de Outubro, esse assunto cada dia mais vem sendo abordado e as suas multiplas funções, no setor de Energia, desde classificação da tipologia vegetal, bem como o lançamento de cabos, e o monitoramento de equipamentos e estruturas.
Para saber+:  DroneShow 2015

quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

FALTA D´AGUA E GEOPROCESSMENTO

Estive na LAUC e uma das preocupações que se colocaram neste evento é a falta de projetos nestas áreas, a ANA - Agencia Nacional de Águas é a responsável por gerir esse trabalho, e acredito pelo curso que fiz na algum tempo atrás, tem pessoal técnico para isso, porem então o que está errado, são os gestores do Brasil, principalmente políticos que devem receber os relatórios e não adotam medidas impopulares de racionamento, realmente as chuvas não vieram e não virá ao ponto de restabelecer nossos mananciais e reservatórios.
Pós-Graduação em Geoprocessamento em Bacias Hidrográficas era o carro chave da UFF alguns anos atrás, onde estão estes estudos e estudantes?  E os comitês de bacias poderiam estar mais mobilizados neste sentido, até o momento não vi nenhum gritar, pois será que acreditam que é apenas culpa de São Pedro...