segunda-feira, 30 de abril de 2012

TI = TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO x GIS

A Informática veio para ajudar não é mesmo?Pois é, estou começando a pensar o contrário. Não é a toa que quando fui na empresa Tractbel. O especialista me disse quem colocava os dados no sistema era a TI, fiquei pensando nisso achando que havia algum erro nisso. Hoje com o nosso projeto em fase inicial vejo as dificuldades de se alterar coisas como uma coluna no banco de dados.No passado a dificuldade era o temor da Ti com a segurança da informação, algo quase assustador, ao ponto de tornar a informação algo inviável de ser usada e compartilhada jamais , algo que vivemos nesse mundo de redes é palavra de ordem, compartilhar.
Se vocês tem algo a compartilhar deixem aqui nos comentários...

segunda-feira, 23 de abril de 2012

A máquina de escrever e o computador.... (NUVEM)

Sou do tempo da máquina de escrever, não tenho vergonha de dizer isso, porem logo depois apareceu o computador. Era lento e gravávamos os arquivos em outro equipamento que já desapareceu, as fitas cassetes.
Ninguém desistiu dos computadores por isso, entendemos que mesmo sendo lento a tecnologia já agregava coisa melhores do que a máquina de escrever, por exemplo deixávamos de usar papel carbono para duplicar documentos ou bater duas vezes o mesmo documento.
Quando escrevo isso tenho a impressão que estou falando grego, que muitos ficarão com perguntas, não entendendo como ficávamos usando métodos tão arcaicos para desenvolver estas atividades.
Hoje me vejo utilizando a nuvem com o Arcgis online, em algumas funcionalidades ele é bem devagar, porem tenho certeza que em breve a  velocidade será resolvida, temos que dar tempo ao tempo, sermos mais pacientes e lembrar que não teriamos o computador se não existi-se a máquina de escrever.
Deixem seus comentários...

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Segurança da informação X Mobilidade de ação

Se a famosa TI (TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO) deixar eu vou poder fazer alguma coisa, se não, tem que contratar. Vocês devem ter passado por isso, por mais disponivel que esteja, existem sempre dois mundos o do desenvolvimento e o de produção, no de desenvolvimento pode-se testar tudo e no de produção não se muda nada. Conseguir uma permissão de acesso a um servidor e como colocar a mão no vespeiro, e no Banco de dados nem pensar. Temos um DBA para isso, usuário nem de perto.
E vocês tem essa dificuldade, deixem seus comentários...

segunda-feira, 9 de abril de 2012

II ENGEO

Não irei ao ENGEO esta semana, Furnas apresentará dois trabalhos, um inclusive um do nosso departamento, pelo que sei meu chefe fará a apresentação. Nada contra chefes fazerem suas apresentações, porem temo que vai ser abaixo do esperado com relação a profundidade do trabalho, um verdadeiro quebra de paradigma, saímos de uma plataforma Bentley para da ESRI, quais foram as verdadeiros impactos disso?, Como a equipe foi trieinada?, Quais aspectos relevantes o Arcmap trouxe ou não, quais são os pontos negativos? Serão perguntas sem respostas ou sem um profundo diagnóstico da ferramenta. Se vocês irão deixem seus comentários...