quarta-feira, 24 de junho de 2009

FURNAS / DEPARTAMENTO DE MEIO AMBIENTE

Prezados,
Vou relatar as atividades que desenvolvi no periodo de 1998 até 2004 no DMA.T, que depois veio se chamar DEA.E, por questões políticas.
O Departamento em 1998 usava Autocad 14 para desenhos vetoriais, inclusive vale um post esta diferença Vetorial x Matricial,
me lembrem, para imagens usava-se o SPRING e o Erdas Image mais tarde.
O Desenvolvimento do Spring junto ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE, utilizou Furnas como um dos primeiros desenvolvedores desta ferramenta, usavamos uma plataforma IBM utilizando solaris como sistema operacional.
As Imagens que fazem parte do nosso acervo técnico até hoje eram TM Lansat 5 e eram georreferenciadas na empresa, através de mesa digitalizadora com cartas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE.
Quando entrei na empresa FURNAS estava acabando UHE Serra da Mesa em Goiás e começando a LT Norte-Sul, realizei vários trabalhos que até geraram artigos em congressos.
Tem dois trabalhos dessa época que valem destaque, o primeiro foi solicitado pelo Biólogo Hamilton Garboggini, sobre monitoramento através de telemetria da Fauna na UHE Serra da Mesa e o outro foi estudos arqueológicos na LT Norte Sul que gerei modelos das cavas em 3D para a Arqueóloga Teresa Franco e Marcelo Gatti.
Após estes trabalhos em 2000 foi solicitado através do Programa Básico Ambiental do Aproveitamento Multiplo de Manso o SIG APM Manso no Mato Grosso.
Este SIG gerou um material vasto, foi o primeiro termo de referencia em SIG elaborado na empresa e o primeiro projeto em ARCVIEW 3.2 da empresa ESRI, comtemplava 22 programas Ambientais com 10 coordenadores de projeto e uma empresa contratada para tratar os dados nos mais diversos formatos foi concluido em 2003.
Após o seu término resolvemos publicar dos dados em ambiente web do GIS de Manso e solicitamos a implantação do ARCIMS e ARCSDE na empresa.
O ultimo trabalho significativo realizado foi a coordenação do SIG MADEIRA no estudo de Viabilidade das Usinas de Santo Antonio e Jirau em Porto Velho - RO, contactamos várias instituições para fornecimento de dados, como Museo Emílio Goeldi , INPA, FIOCRUZ, SIPAM, CPRM, UNIR e especialistas ligados as mais diversas áreas.Fui a Porto Velho três vezes, a primeira foi para dar uma palestra do que seria feito em termos de SIG, a segunda para ir a Universidade Federal de Rondonia - UNIR e a terceira participar da descoberta do sítio do hospital do Ingleses da Ferrovia Madeira Mamoré.
Em 2004 resolvi sair do Departamento, buscar novos rumos, conhecer novas pessoas, poderia ter me acomodado e ter ficado, porem tenho sede por conhecimento e resolvi buscar onde ele estava no Arquivo da empresa, mas isso é papo para outro post...
Para saber + :
http://www.Furnas.com.br/
http://www.IBGE.gov.br
http://www.erdas.com
Http://www.esri.com
http://www.Inpe.br
http://www.museu-goeldi.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário