quinta-feira, 23 de julho de 2009

ANEEL & ELETROBRÁS

Trabalho algum tempo com geoprocessamento na área de energia e gostaria de citar duas pessoas que acredito que são as materializações da união em prol do bem comum do geoprocessamento no setor elétrico do Brasil.

O primeiro trabalha na Eletrobrás no Departamento de Meio Ambiente el e vem de longa data, buscando a união das empresas públicas ligadas a Energia na área de geoprocessamento, que se chama Marcio Madeira. Participei de algumas tentativas dele e do grupo eletrobrás para que as empresas conversassem a mesma língua, alguns trabalhos do Marcio são referência como o Banco de Metadados do Setor e a Mapoteca Digital de Unidades de Conservação Estaduais que ele sai “garimpando” pelas gestoras dos parques e de vários órgãos da união até obter as informações, talvez vamos ter a honra dele postar esse trabalho aqui no blog.

Outra pessoa que tenho em alta estima nem conheço bem, nunca fui apresentado formalmente, o conheci em 2006 no Primeiro Encontro Nacional de Geoprocessamento do Setor Elétrico em Brasília, que foi idealizado pelo ele mesmo, o Sr.Alcebíades, a Agencia é vista às vezes somente pelo trabalho de controladora e as pessoas desconhecem como na verdade, alguns profissionais estão ali para nos ajudar, que é o caso aqui. O Sr.Alcebíades criou o Sistema de Informação Geográfico do Setor Elétrico – SIGEL,site com as informações de vários órgãos e empresas que facilitam o nosso trabalho, fora que empresta o seu espaço(ANEEL) para a união do geoprocessamento no setor elétrico.

Bem se vocês não conhecem estes dois, está na hora de conhecê-los, eles vão mudar a maneira de ver o geoprocessamento no setor elétrico.

Para Saber + :

Agencia Nacional do Setor Elétrico - ANEEL

http://www.aneel.gov.br

SIGEL - ANEEL

http://www.aneel.gov.br/area.cfm?idArea=544&idPerfil=2

ELETROBRAS

http://www.eletrobras.com/elb/main.asp

ELETROBRAS MEIO AMBIENTE

http://www.eletrobras.com/elb/data/Pages/LUMISEB570026PTBRIE.htm

2 comentários:

  1. Caro Marcos,
    vejo seu blog diariamente a procura de novidades. Se me permite, enviarei um e-mail.
    =)
    grasiela.

    ResponderExcluir
  2. Grasiela,
    Meu e-mail é marcosjcavalcanti@gmail.com,pode mandar...

    ResponderExcluir