terça-feira, 21 de julho de 2009

TOPOGRAFIA - A COISA MAIS IMPORTANTE DA VIDA

Quando fiz minhas aulas de topografia na Escola Técnica Federal do Rio de Janeiro, conheci o professor Nelson, naquela época o teodolito usado era o mais novo WILD utilizado, se eu não me engano um T1, porem o que mais me lembro das aulas não eram as cadernetas de campo que calculávamos e nem o nivelamento do teodolito, era a primeira aula do Nelson, ele dizia que não existia coisa mais importante na vida do que topografia.
Todos os alunos caiam na gargalhada, como pode ser a topografia a coisa mais importante na vida? O Nelson dizia que sem topografia não íamos a lugar algum, não sairíamos de casa, não iríamos ao trabalho, não teríamos estradas, pontes e assim em diante.
Com certeza o Nelson “puxava brasa para a sua sardinha”, porem se não dermos importância para o nosso trabalho, quem dará? O Nelson era o melhor maqueteiro da escola, gostei tanto de topografia que parti para um curso de topografia na Sociedade Nacional de Agricultura – SNA, localizado no Bairro da Penha – Rio de Janeiro, e depois do curso técnico, me formei em professor de estradas de um curso de licenciatura, onde o Nelson foi novamente meu professor.
Acredito que o Nelson deve ter se aposentado, após vários trabalhos de topografia, porem são referencias que temos para a vida toda.
Hoje com estações totais e GPSs de precisão, será que continuamos dando valor a profissão até o patamar que o Nelson imaginava? Deixe seu comentário...
Para saber + :
CEFET –RJ
WILD
Sociedade Nacional de Agricultura – SNA
http://www.sna.agr.br/

5 comentários:

  1. Principalmente o GPS banalizou muito a mão de obra, sou usuario de GPS mas ainda sei fazer os calculos na "velha HP", e por valorizar o meu trabalho perco muitos orçamentos, paciencia, não existe mais caro do que topografia mal feita!

    ResponderExcluir
  2. Evandro, Consultei recentemente alguns técnicos e o mercado anda aquecido aqui no Rio de Janeiro. Concordo com você, o pior é qualquer trabalho mal feito.

    ResponderExcluir
  3. BOA TARDE ME INDICAS UM CURSO BOM DE TOPOGRAFIA...
    POIS TENHO INTERESSE NESSE CURSO.

    ResponderExcluir
  4. Onde Taty, você mora? Pode ser em qualquer lugar?

    ResponderExcluir
  5. Parece bom.No Rio de Janeiro.
    http://www.cursotopdata.com.br/

    ResponderExcluir