sexta-feira, 3 de julho de 2009

UHE SERRA DA MESA

Fonte: INPE - Imagem Lansat UHE Serra da Mesa

Acho que me precipitei em falar do APM Manso, em termos de reservatório, esqueci da minha primeira experiência de reservatório que foi a UHE Serra da Mesa.

O meu primeiro trabalho foi na execução de dois programas: o de Fauna, no que foi executado um trabalho de telemetria de Animais e o de socioeconomia que contemplava as praias do Rio tocantins que poderiam ter suas condiçoes de turismo afetadas por Serra da Mesa, que fica em Goías, proximo a capital federal, Brasília.

O trabalho de Fauna, feito pelo Biólogo Hamilton Garbodinni gerou o artigo publicado em um congresso, entitulado Estudo de Telemetria da Fauna no Lago de Serra da Mesa, no I workshop de Fauna em Goías, neste trabalho em linhas gerais geramos estudo de habitat para várias espécies, em especial o Tamanduá e o Lobo Guará.

O trabalho com relação a socioeconomia das praias foi realizado no AUTOCAD, foi um levantamento das benfeitorias que eram realizadas todos os anos, para quem não sabe estas praias constumam receber públicos enormes para shows como Ivete Sangalo e outros.
Um trabalho que gostaria de fazer referencia foi a primeira classificação de Imagens Landsat 5 feita na empresa, para o programa de limpeza de vegetação do reservatório, através das Imagens foi gerado um mapa de classificação feito no SPRING que não lembro a versão, para identificar possíveis locais de retirada de vegetação em decorrencia do enchimento do reservatorio que foi realizado pelo Eng. Demétrius Meira Ferreira antes de 1998.
Quando executamos o SIG APM Manso, todos os técnicos diziam que Serra da Mesa teria material maravilhoso para um SIG, que nunca foi realizado.
O Tempo não para, já dizia o cazuza e não tive essa oportunidade.

Para saber + :

FURNAS CENTRAIS ELÉTRICAS S.A.

WINKIPÉDIA

INPE - SPRING
http://www.dpi.inpe.br/spring/

2 comentários:

  1. Prezado Marcanti,
    parabéns pela ideia e iniciativa. Obrigado pela citação de meu nome em seu Blog. Pelo seu conhecimento da matéria e dedicação aos trabalhos e estudos que envolvem geoprocessamento e meio ambiente, esse espaço, com certeza, trará importantes contribuições para esta área científica. Um grande abraço,
    Demetrius.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Demétrius,
    Sou apenas um seguidor seu, não posso viver o futuro sem olhar para o passado, o presente como diz o ensinamento esta no nome, um presente!!

    ResponderExcluir