terça-feira, 7 de julho de 2009

UHE SIMPLICIO

Quando iniciei minha vida profissional na área de cartografia em 1996 era estagiário em uma empresa de consultoria, lá fazia mapas de toda ordem e um dos meus primeiros envolvimentos com reservatórios que foi calcular o enchimento de Simplício e seu impacto na Cidade de Três Rios – Rio de Janeiro.

Simplício é um projeto de engenharia civil que tem mais de 20 anos e foi alterado “n” vezes, a principio era uma queda única e passava dentro do rio Paraíba do Sul, os impactos na Cidade de Três rios seriam muito grandes.

O projeto atual que está sendo construído foi dividido em duas Usinas SIMPLICIO E ANTA que forma o complexo Hidrelétrico de Simplício, com capacidade instalada de 333MW(Fonte: FURNAS), todos que foram à obra dizem que é uma aula de engenharia, pois compõe várias estruturas com re-locação de rodovia, túneis e formação de vários reservatórios, a solução apresentada propõe desviar a água do Rio Paraíba do Sul através do grande desnível de altura entre vários pequenos reservatórios até a casa de Força já no nível do rio, havendo assim a geração de energia.

Muitos se referiam a Simplício como “Suplício” por várias tentativas de tirá-la do papel, algumas pessoas foram entrevistadas várias vezes para estudos da região e finalmente hoje é uma realidade em construção.

2 comentários:

  1. essa construçao nao foi muito comentada pelo governo publicamnete nao eh? no programa do discovery disseram que era uma das obras mais importantes do Brasil, entao por que nao esta sendo tao divulgada? eu nao tinha ouvido falar disso até o programa

    ResponderExcluir
  2. Jaci,

    Me desculpe a demora em te responder, Energicamente não é, porem por estar próximo a centros de produção e industrial se torna estratégico. Será cada vez mais difícil construir próximos a grandes centros como Rio e São Paulo. Em termos de engenharia é uma escola, tem túnel, ferrovia e estradas sendo construídas ao mesmo tempo.Sob a questão financeira não será um bom negócio exatamente por ter vários impactos de infra, talvez por isso a pouca divulgação.

    ResponderExcluir