quarta-feira, 23 de setembro de 2009

JUSANTE OU MONTANTE?

O que são Jusante e Montante? É o referencial de um ponto que quanto mais póximo da nascente do rio se diz que se está a montante e quando se está mais próximo da foz se diz que está a jusante do rio, no caso das hidrelétricas estes nomes são muito usados.
Quando se constroi uma hidrelétrica em algum lugar, esta nova formação tem como eixo a própia barragem e se chamam Jusante ou Montante do empreendimento.
Jusante é o nome que se dá a formação da fase que se dá após a barragem onde o rio volta a ser rio após a saída da agua pela turbina e Montante a área onde se forma o reservatório, este termos são muito utilizados no Meio Ambiente, pois existem impactos a Jusante e a Montante da Barragem.
No caso do Desenvolvimento de um Sistema de Informação Geográfica - SIG, esta separação deve ficar evidente, pois existem programas que atendem Jusante do empreendimento como estudos dos poços das casas riberinhas e acompanhamento do lençol freático ne região afetada, como a montante existem estudos específicos para esta nova formatação.
Quando comecei a trabalhar no meio ambiente para me familiarizar com estes termos penso sempre no "LAGO" do reservatório que sempre está a montante, deixe aqui o seu comentário sobre alguma história sobre esses referenciais...
Para saber +:
WINKIPEDIA - MONTANTE
http://pt.wikipedia.org/wiki/Montante_(hidr%C3%A1ulica)
WINKIPEDIA - JUSANTE
http://pt.wikipedia.org/wiki/Jusante

2 comentários: