quinta-feira, 1 de outubro de 2015

ESTUDOS AMBIENTAIS - TERMO DE REFERÊNCIA E CONTRATO

Prezados,

Quando resolvi trabalhar novamente no Meio Ambiente de uma grande empresa do setor elétrico, algumas coisas haviam mudado no Departamento desde minha saída, na volta, ficava difícil definir o que havia mudado, pois o tempo ao mesmo tempo que é nosso inimigo neste caso passa ser nosso aliado, conceber uma opinião em um prazo curto é complicado.

Os primeiros caminhos foi entender novamente da elaboração de contratos de serviços de geoprocessamento, e perceber que os contratos são importantes instrumentos de controle e qualidade, fato que viabiliza um trabalho de qualidade ou transforma um grande projeto em um trabalho ruim

Contratos não são coisas interessantes de se fazer, não temos dentro de nossa formação, elaboração de Termos de Referencia, contratos e cia...então absorver qualidade neste instrumento é complicado e de longa duração, os erros acontecem e devem ser ratificados em contratos posteriores, padrões devem ser consolidados a fim de permitir sempre trabalhos de qualidade similar.

A cobrança deve ser eficiente para não permitir distorções no conteúdo e na prática da elaboração do trabalho. Costumo dizer que contrato perfeito não existe, porem é possível contornar possíveis erros de ambas as partes e isso ocorreu várias vezes. Esse intendimento do que está no papel e o que na prática se deseja e se espera por vezes depende do relacionamento do contratante e do contratado.

Fiz várias amizades nesta troca e apreendi muito com esses trabalhos.

Quando não está acontecendo é importante reuniões que revisem o problema e aponte soluções, por vezes foi necessário glosar pagamentos em virtude de não cumprimento contratual e por vezes a simples correção mediante solicitação foi suficiente para a finalização dos trabalhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário