sábado, 19 de março de 2011

Reengenharia - Documentar e organizar

Estou em uma fase de organizar a Documentação que está no arquivo da área tecnica de Geoprocessamento do Departamento de Patrimônio, esse empenho se deve a quantidade de material que nunca é utlizado e manuseado por ninguem,então o que está fazendo ali? Poderia ser jogado fora ou teria alguma utilidade?

Alguns de vocês devem ter ouvido falar em Reengenharia. A primeira vez que escutei falar nesta palavra foi quando meu irmão trabalhava na Xerox do Brasil, empresa que utlizou a reengenharia em seus processos.

 A Reengenharia é uma mudança de filosofia administrativa nas empresas foi usada pelas consultorias no Brasil como regra esquecer o antigo e começar do zero, recriando metodologias e novas maneiras de atingir metas.Muitas empresa cairam nessa filosofia e mandaram muitos trabalhadores embora e jogaram desenhos e mapas fora, inclusive FURNAS. Resultado muitos dos desenhos guardados como estes arquivos do meu Telos( marca de um grande arquivo deslizante)  se tornaram únicos e neste caso enviei o material para o Arquivo técnico da empresa para fazer uma seleção criteriosa e identificar o que já está arquivado e o que não foi.
Mapas e desenhos devem ser digitalizados e guardados em sistemas de GED ( Gerenciamento Eletronico de Documentos) e desta maneira FURNAS trabalha.

A próxima etapa será organizar o legado de CDs e DVDs que o departamento tem na área técnica, essas mídias não são eternas e os arquivos guardados podem se perder facilmente, o que muitos estão fazendo é guardar em dois servidores em lugares totalmente diferentes essas informações, por motivos de incêndio atingir apenas um dos locais.

Outro fato que percebo é criar metodologias que sejam utilizadas no dia a dia, por exemplo quando alguem entregar um DVD para você o que fazer? Vejo a importância de não virar um robô com regras e normas, porem ter parâmetros de se organizar, será que estou fazendo reengenharia?
O que acham? Deixem o seu comentário....

Para Saber+:
Winkipedia - Reengenharia
http://pt.wikipedia.org/wiki/Reengenharia
Winkipedia - GED
http://pt.wikipedia.org/wiki/GED

2 comentários: