quarta-feira, 19 de agosto de 2009

AHE ÁGUA LIMPA - QUESTÕES INDÍGENAS ?

Aproveitamento Hidrelétrico de Água Limpa fica no Centro-Oeste entre as cidades de Cuiabá e Goiânia, próximo da cidade de Barra do Garças, conhecida pelo festival de pesca local.AHE Aguá Limpa foi uma das minhas idas a campo, fui no estudo de viabilidade do empreendimento pelo programa de arqueologia.
Foi a primeira vez que visitei um empreendimento antes de ser implementado, foi duro chegar lá, fomos por uma estrada sem asfalto e o aeroporto mais próximo era Goiânia, fizemos levantamento das estradas de acesso e das estruturas para apoio das equipes que viriam fazer estudos.
Dormimos em um posto de gasolina que tinha quartos para alugar, praticamente próximo ao empreendimento, o que me chamou a atenção foi o avanço da soja e do algodão. Nunca imaginei olhar para os lados, para o horizonte e só ver soja e algodão ao meu lado, Quilômetros e Quilômetros de agricultura. Próximo ao Rio uma mata de galeria que se tornou refúgio da Fauna, aliás, o lugar que mais vi animais silvestres soltos na minha vida, tatu, seriema, veado campeiro, arara vermelha em pleno dia. O rio límpido e duas reservas indígenas próximas ao empreendimento.
O empreendimento parece que não saiu por questões indígenas, este tema me leva a outro empreendimento agregado das questões indígenas que foi UHE Serra da Mesa e atualmente AHE Belo Monte, esta questão é sempre um debate no setor elétrico, alguns nem querem ver a questão indígena pela frente, outros reconhecem o impacto e sabe que quando se modifica a natureza impacta diretamente os remanescentes indígenas.
Vou ser bem realista e direto tudo é política e cada um joga politicamente ao seu favor, basta saber de que lado você está, dos índios ou dos empresários? Você concorda com isso ? Deixe seu comentário....
Para saber + :
FUNAI
www.Funai.gov.br
Rio das Mortes
Foto:Leandro A. Luciano
http://www.panoramio.com/photo/21450

Nenhum comentário:

Postar um comentário