sábado, 15 de agosto de 2009

ESTÁGIO : A APRENDIZAGEM PROFISSIONAL!!

Fui co-orientador de 5 estagiários de Geografia, posso citar os nomes, pois hoje são meus amigos : Anderson, Tiago, Rafaela, Alexia e Mariana. Conto para eles uma história que gostaria de compartilhar com vocês se me permitirem.

Quando era técnico em Edificações trabalhava numa empresa da construção civil chamada Encol Engenharia, lá entre engenheiros e técnicos conheci um mestre de obra, o mestre me chamou uma vez no campo para contar ferros de uma sapata do prédio que seria construido na Barra da Tijuca.

Cheguei na hora da contagem e as plantas da obra estavam amareladas por causa de tomarem tanto sol e chuva, vento, etc... Não conseguia ler direito algumas medidas. O mestre me perguntou quantos ferros de tantas polegadas tem ali? Olhei para a planta e disse : Acho que tem 8 ferros!! O Mestre olhou para a minha cara e disse : Marcos nunca diga acho, diga que não sabe, você com esse "acho" pode matar as pessoas desse prédio de 22 andares que irão morar aqui.Ao mesmo tempo disse : "Mas a planta mestre", o mestre nem deixou eu chegar no final, pegou a minha planta e rasgou em mil pedacinhos....Arrume outra disse....

Aquela lição levo para toda a vida, dizer que não sabemos algo é uma virtude, o importante é quando temos certeza dizer com qualidade e razão.Apreender é um processo, ninguem nasce sabendo. Hoje por trás de vários especialistas são poucos que tem coragem de dizer isso eu não sei fazer, mais vou apreender, dizer "acho", nunca mais...

O estagiário não pode ser visto como mão de obra barata e como executor de tarefas ingratas, essa mentalidade tem que mudar, acredito em um programa de metas, nenhum estagiário que trabalhou comigo saiu sem efetivamente conhecer um software do mercado de geoprocessamento e suas aplicações no mercado de trabalho.Falo para eles para tirarem tudo que seu orientador pode te ensinar e se não houver mais nada, troque de estágio. Por ultimo digo para eles se querem continuar nessa profissão que façam por prazer, por alegria de ganhar dinheiro com aquilo que lhes dá mais prazer na vida a geografia, cartografia e o geoprocessamento.

Deixe sua experiência como estagiário,orientador de estágio nos comentários....

Para Saber + :

NUBE - NUCLEO BRASILEIRO DE ESTÁGIOS

www.nube.com.br/

ABRE - AGENCIA BRASILEIRA DE ESTÁGIOS LTDA.

www.portalabre.com.br/

CIEE - CENTRO INTEGRAÇÃO EMPRESA ESCOLA

www.ciee.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário