segunda-feira, 24 de agosto de 2009

PARQUE ESTADUAL DA SERRA DA TIRIRICA

Na consultoria meus ultimos trabalho de estagiário foram no Departamento de Arquitetura e Meio Ambiente e participei na elaboração do projeto do Parque Municipal de Timbaúbas - CE, deste projeto surgiu meu projeto final de faculdade em 1997, que se intitulava "PROPOSTA DE BASE FÍSICA DO PARQUE ESTADUAL DA SERRA DA TIRIRICA" , este parque estadual fica entre dois Municípios de Maricá e de Niteroi no Rio de Janeiro.

O projeto se tornou para mim uma busca na sua divulgação, montei um site que não se encontra mais na WEB, porem havia uma quantidade significativa de acessos, o projeto previa a geração de renda para manutenção e gestão do Parque.

O projeto previa Sede( Cinema, teatro, restaurante, quadras de esporte),Escola Ambiental(Museo e Escola com laboratórios), Pedágio Ecológico (existe uma estrada dentro do parque) , Ciclovia que delinearia os limites de boa parte do parque.

O Meio Ambiente se tornou uma bandeira mais forte a cada ano, após isso resolvi então fazer minha primeira Pós-graduação Especialização em Análise e Avaliação Ambiental na Pontíficia Universidade Católica - PUC no curso de Geopgrafia em 1997, o projeto do parque foi viabilizar a questão de conflito de legislações existentes.

Neste curso fui convidado a trabalhar com geoprocessamento no setor elétrico, dela para cá são 10 anos, trabalhando nesta área, muitos anos se passaram e hoje sobre a orientação do INEA antigo IEF o parque começa a tomar forma, porem deve-se muito a mobilização da sociedade local que lutou para delimitação do Parque e suplica pelo plano diretor para melhorar sua gestão e por conseguinte suas condições ambientais.

Deixe aqui sua história nos comentários sobre seu envolvimento com seu trabalho....

Para saber + :

Instituto Estadual do Ambiente

http://www.inea.rj.gov.br/index/index.asp

Parque Estadual da Serra da Tiririca

http://www.parqueserradatiririca.org/content/view/9/21/

Um comentário:

  1. Bom Dia Professor!

    Por coincidencia abordei em meu projeto de monografia a Duna da Praia de Itaipu na mesma regiao da Serra da Tiririca ,e gostaria de saber se na regiao existem oportunidades de trabalho na area de gestao ambiental e se meu projeto ajuda para alcançar um a vaga.

    Obrigado!

    Guilherme Filgueiras Martins. FEUC-GEO-RJ

    ResponderExcluir