sexta-feira, 28 de agosto de 2009

SURFANDO NO GEOPROCESSAMENTO

O mais próximo que cheguei de uma onda no mar, foi pegando jacaré, jacaré para quem não sabe é se jogar na onda descendo e batendo os pés somente com o corpo sem o auxilio de prancha, porem tenho amigos que seguiram outro caminho e utilizam a prancha como religião. Faça sol, faça chuva, eles estão lá no mar em busca de ondas.

E aí que o geoprocessamento aparece, um deles o meu amigo GD, a cada dia busca os locais onde as ondas fazem a diferença no programa Google Earth.

A ultima foi tentar identificar pontos novos para o SURF no mesmo programa, o que me intriga é que usa sua experiência visual para determinar tais picos novos. Escrevi para ele dizendo que se mapearmos o fundo das praias tradicionais e obtermos um padrão, poderiamos mapear os possíveis locais de FUNDO e cruzar com outros dados como vento.

O Google Earth popularizou o uso das informações geográficas e o GD está arrebentando no seu uso, segue o blog dele vale apena seguir o http://divineiasurfclube.blogspot.com/

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

PARQUE ESTADUAL DA SERRA DA TIRIRICA

Na consultoria meus ultimos trabalho de estagiário foram no Departamento de Arquitetura e Meio Ambiente e participei na elaboração do projeto do Parque Municipal de Timbaúbas - CE, deste projeto surgiu meu projeto final de faculdade em 1997, que se intitulava "PROPOSTA DE BASE FÍSICA DO PARQUE ESTADUAL DA SERRA DA TIRIRICA" , este parque estadual fica entre dois Municípios de Maricá e de Niteroi no Rio de Janeiro.

O projeto se tornou para mim uma busca na sua divulgação, montei um site que não se encontra mais na WEB, porem havia uma quantidade significativa de acessos, o projeto previa a geração de renda para manutenção e gestão do Parque.

O projeto previa Sede( Cinema, teatro, restaurante, quadras de esporte),Escola Ambiental(Museo e Escola com laboratórios), Pedágio Ecológico (existe uma estrada dentro do parque) , Ciclovia que delinearia os limites de boa parte do parque.

O Meio Ambiente se tornou uma bandeira mais forte a cada ano, após isso resolvi então fazer minha primeira Pós-graduação Especialização em Análise e Avaliação Ambiental na Pontíficia Universidade Católica - PUC no curso de Geopgrafia em 1997, o projeto do parque foi viabilizar a questão de conflito de legislações existentes.

Neste curso fui convidado a trabalhar com geoprocessamento no setor elétrico, dela para cá são 10 anos, trabalhando nesta área, muitos anos se passaram e hoje sobre a orientação do INEA antigo IEF o parque começa a tomar forma, porem deve-se muito a mobilização da sociedade local que lutou para delimitação do Parque e suplica pelo plano diretor para melhorar sua gestão e por conseguinte suas condições ambientais.

Deixe aqui sua história nos comentários sobre seu envolvimento com seu trabalho....

Para saber + :

Instituto Estadual do Ambiente

http://www.inea.rj.gov.br/index/index.asp

Parque Estadual da Serra da Tiririca

http://www.parqueserradatiririca.org/content/view/9/21/

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

AHE ÁGUA LIMPA - QUESTÕES INDÍGENAS ?

Aproveitamento Hidrelétrico de Água Limpa fica no Centro-Oeste entre as cidades de Cuiabá e Goiânia, próximo da cidade de Barra do Garças, conhecida pelo festival de pesca local.AHE Aguá Limpa foi uma das minhas idas a campo, fui no estudo de viabilidade do empreendimento pelo programa de arqueologia.
Foi a primeira vez que visitei um empreendimento antes de ser implementado, foi duro chegar lá, fomos por uma estrada sem asfalto e o aeroporto mais próximo era Goiânia, fizemos levantamento das estradas de acesso e das estruturas para apoio das equipes que viriam fazer estudos.
Dormimos em um posto de gasolina que tinha quartos para alugar, praticamente próximo ao empreendimento, o que me chamou a atenção foi o avanço da soja e do algodão. Nunca imaginei olhar para os lados, para o horizonte e só ver soja e algodão ao meu lado, Quilômetros e Quilômetros de agricultura. Próximo ao Rio uma mata de galeria que se tornou refúgio da Fauna, aliás, o lugar que mais vi animais silvestres soltos na minha vida, tatu, seriema, veado campeiro, arara vermelha em pleno dia. O rio límpido e duas reservas indígenas próximas ao empreendimento.
O empreendimento parece que não saiu por questões indígenas, este tema me leva a outro empreendimento agregado das questões indígenas que foi UHE Serra da Mesa e atualmente AHE Belo Monte, esta questão é sempre um debate no setor elétrico, alguns nem querem ver a questão indígena pela frente, outros reconhecem o impacto e sabe que quando se modifica a natureza impacta diretamente os remanescentes indígenas.
Vou ser bem realista e direto tudo é política e cada um joga politicamente ao seu favor, basta saber de que lado você está, dos índios ou dos empresários? Você concorda com isso ? Deixe seu comentário....
Para saber + :
FUNAI
www.Funai.gov.br
Rio das Mortes
Foto:Leandro A. Luciano
http://www.panoramio.com/photo/21450

sábado, 15 de agosto de 2009

ESTÁGIO : A APRENDIZAGEM PROFISSIONAL!!

Fui co-orientador de 5 estagiários de Geografia, posso citar os nomes, pois hoje são meus amigos : Anderson, Tiago, Rafaela, Alexia e Mariana. Conto para eles uma história que gostaria de compartilhar com vocês se me permitirem.

Quando era técnico em Edificações trabalhava numa empresa da construção civil chamada Encol Engenharia, lá entre engenheiros e técnicos conheci um mestre de obra, o mestre me chamou uma vez no campo para contar ferros de uma sapata do prédio que seria construido na Barra da Tijuca.

Cheguei na hora da contagem e as plantas da obra estavam amareladas por causa de tomarem tanto sol e chuva, vento, etc... Não conseguia ler direito algumas medidas. O mestre me perguntou quantos ferros de tantas polegadas tem ali? Olhei para a planta e disse : Acho que tem 8 ferros!! O Mestre olhou para a minha cara e disse : Marcos nunca diga acho, diga que não sabe, você com esse "acho" pode matar as pessoas desse prédio de 22 andares que irão morar aqui.Ao mesmo tempo disse : "Mas a planta mestre", o mestre nem deixou eu chegar no final, pegou a minha planta e rasgou em mil pedacinhos....Arrume outra disse....

Aquela lição levo para toda a vida, dizer que não sabemos algo é uma virtude, o importante é quando temos certeza dizer com qualidade e razão.Apreender é um processo, ninguem nasce sabendo. Hoje por trás de vários especialistas são poucos que tem coragem de dizer isso eu não sei fazer, mais vou apreender, dizer "acho", nunca mais...

O estagiário não pode ser visto como mão de obra barata e como executor de tarefas ingratas, essa mentalidade tem que mudar, acredito em um programa de metas, nenhum estagiário que trabalhou comigo saiu sem efetivamente conhecer um software do mercado de geoprocessamento e suas aplicações no mercado de trabalho.Falo para eles para tirarem tudo que seu orientador pode te ensinar e se não houver mais nada, troque de estágio. Por ultimo digo para eles se querem continuar nessa profissão que façam por prazer, por alegria de ganhar dinheiro com aquilo que lhes dá mais prazer na vida a geografia, cartografia e o geoprocessamento.

Deixe sua experiência como estagiário,orientador de estágio nos comentários....

Para Saber + :

NUBE - NUCLEO BRASILEIRO DE ESTÁGIOS

www.nube.com.br/

ABRE - AGENCIA BRASILEIRA DE ESTÁGIOS LTDA.

www.portalabre.com.br/

CIEE - CENTRO INTEGRAÇÃO EMPRESA ESCOLA

www.ciee.org.br/

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Linhas de Trasmissão - LT Norte - Sul

Os Técnicos que trabalham com reservatórios geralmente não gostam de trabalhar com Linhas de Transmissão - LT, pois as linhas não tem os mesmos critérios de licenciamento de um reservatório, sendo um trabalho bem mais simplificado do que o impacto do reservatório.

Apesar de simplificado a Linha não parece um dos trabalhos mais fáceis, pois é uma ruptura na paisagem dividindo o terreno em duas partes, são poucos os locais em que a faixa de servidão é trabalhada com usos como hortas e revegetação. O estrago ou impacto são profundos na área afetada, estudos da ELETROSUL apresentados na II Semana de Empresas de Energia da Imagem, demonstram que invasões são comuns, exatamente por não haver estudos de utiilização para estas áreas. Não conheço estudos de trabalho no sentido de unificação de áreas de passagem de LT.
As estradas de acesso sempre foram um problema para as linhas, programas de recuperação de estradas de acesso são comuns no licenciamento de linhas, pois são poucos os empreiteiros que produzem acessos com estrutura de drenagem e qualidade dos acessos.
As Linhas são objetos de estudo de viabilidade pela Empresa de Pesquisas Energética -EPE, este estudo se chama R3, neste estudo se aponta alternativas de traçado e atualmente é produzido um Sistema de Informação Geográfico - SIG nesta etapa.
Este trabalho deveria permitir um trabalho mais detalhado deste SIG na execução das linhas de transmissão, porem na maioria das vezes são reproduzidos novamente no restante do licenciamento, sem melhoria de seu conteúdo.
A primeira Linha de Transmissão que trabalhei foi na LT Norte-Sul, lembro-me que algumas torres de transmissão foram relocadas, pois foram encontrados sítios arqueológicos na escavação de sapatas, neste estudo desenhei cavas em três dimensões com o tipos de solo para cada profundidade da cava, este trabalho foi desenvolvido pela Arqueóloga Tereza Cristina e Arqueologo Marcelo Gatti.
Acredito que o licencimento de linhas de transmissão ficaram cada vez mais difíceis e alternativa serão redimensionar substações e linhas de trasmissão antigas, será este mesmo o caminho??
Deixe o seu comentário.....

Para saber + :

IMAGEM

www.img.com.br

Eletrosul

http://www.eletrosul.gov.br/home/index.php

Tereza Cristina de B.Franco

http://www.arqueologia.arq.br/index.html

sábado, 8 de agosto de 2009

GPS AUTOMOTIVO

O Global position System - GPS ou Sistema de posicionamento global entraram de vez na nossas vidas, acredito que a revolução do Googleo Earth para a popularização do meio cartográfico está sendo ampliada com a utlização de GPS automotivo.

O GPS automotivo é uma realidade que veio para ficar, os preços estão baixando e podem custar de R$ 399,00 modelos mais simples a R$1700,00 modelos que incorporam outras tecnologias como DVD. A novidade Automotiva já são modelos saindo com gps como a Pajero.

O que me chama atenção é que as revistas e a impreensa vem dando destaques a este dispositivo que acredito que em breve irá virar febre. Outro assunto são aplicações para este tipo de equipamento que ampliará o mercado das geotecnologias.

Outra utilidade será ir a campo para trabalhos de levantamento e futuramente entrar com dados em tempo real.Você acha que o GPS automotivo irá emplacar?

Deixe o seu comentário....

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

VAGA GEOPROCESSAMENTO

Empresa de geotecnologia busca assistente de vendas para trabalhar em Belo Horizonte

A empresa Hiparc Geotecnologia contrata assistente de vendas para o escritório de Belo Horizonte (MG).

O candidato deve ter experiência na área comercial, formação desejável em geografia ou áreas afins, além de conhecimento do mercado de geoprocessamento.

É desejável fluência em inglês e disponibilidade para viagens.

Interessados devem enviar currículo para o e-mail
carolina.hissa@hiparc.com.br.

Para saber +:

HIPARC

http://www.hiparc.com.br/